quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Inscrições Encerradas!

414 propostas de espetáculos de todo o país concorrem ao Festival Toni Cunha

Encerraram, no dia de ontem, 20 de setembro, as inscrições para a quinta edição do Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha. No total, a comissão organizadora recebeu e habilitou 414 propostas de espetáculos vindas de vários estados e regiões brasileiras.

Nos próximos dias os três curadores convidados (Karen Acioly - Criadora e coordenadora do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, RJ; Sulanger Bavaresco - uma das criadoras do Festival Isnard Azevedo, que depois se transformou no Floripa Teatro; Afonso Nilson de Souza - técnico de cultura do SESC Itajaí), indicados pela Câmara Setorial de Teatro e Circo da cidade, irá realizar o árduo trabalho de  garimpar dentre os inscritos,, os espetáculos que irão compor a programação de 2017.

Além dos grupos selecionados, o 5º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, que acontecerá no período de 22 a 29 de outubro de 2017, ainda receberá espetáculos convidados, oficinas e várias outras ações que estão sendo preparadas pela comissão organizadora.

De acordo com o Superintendente da Fundação Cultural de Itajaí, Normélio Pedro Weber, trazer espetáculos de outros locais do país é fundamental para o intercâmbio cultural. “O evento tem abrangência nacional e durante todo esse período há uma troca de experiências e técnicas entre os artistas. Isso é essencial para qualquer evolução profissional”, avalia. O Festival também possibilita a visibilidade e o fortalecimento da cena teatral do município, que hoje abrange uma rede com mais 15 grupos de teatro.

O festival é uma realização da Prefeitura de Itajaí, através da Fundação Cultural de Itajaí, com patrocínios via lei Rouanet, através do Ministério da Cultura - Governo Federal.

Quem foi Toni Cunha?
O nome do festival bianual é uma homenagem ao artista Antônio Carlos Cunha, sempre lembrado pela classe artística como um facilitador cultural de Itajaí. Filho de Waldemar Cunha e Maria Russi Cunha, Toni foi o terceiro filho do casal. Formado em Letras, estudou nos Colégios Estaduais Victor Meirelles e Nereu Ramos. Entre outras participações na vida cultural da cidade, foi membro fundador da Academia Itajaiense de Letras, diretor da Casa da Cultura Dide Brandão, trabalhou cerca dez anos na Fundação Cultural de Itajaí e descobriu o poeta Bento Nascimento.

foto do espetáculo "Máquina de Dar Certo", da Cia. Bruta (São Paulo, SP), apresentado na última edição do Festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário