Oficinas

Atores e atrizes tem até o dia 19/10 para se inscrever gratuitamente na oficina com Juliana Galdino

O 5º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha, além da grande quantidade de espetáculos, vai trazer também ações formativas para a cidade. Serão críticas escritas sobre os espetáculos da mostra local, rodas de conversa sobre questões ligadas à cena teatral e também uma oficina com a atriz Juliana Galdino, integrante da Cia Club Noir, de São Paulo (SP).

A oficina chama-se A Voz como Ferramenta de Construção do Tempo, do Espaço e do Imaginário e vai proporcionar aos atores a possibilidade de descobrir novos e inaugurais sentidos em uma obra, descolando-se de conteúdos e formas hegemônicas.

Cada um dos 15 participantes trabalhará com um pequeno texto, sobre o qual a Orientadora procederá uma série de intervenções, visando uma modulação mais ampla (e singular) do tempo e do espaço, através de desvelamentos insuspeitados das palavras – transformando- as em rizomas no imaginário do espectador.

No trabalho a ser realizado na oficina a função mimética do ator é subtraída, visando a criação de outros sentidos para o fenômeno teatral. O foco se dirige para a materialidade do texto, para as palavras e para a estrutura da obra; é nesta materialidade que se traduz e se expande a arquitetura de pensamento do autor, com todas as suas contradições e movimentos inconscientes.

Toda a técnica desenvolvida pela cia CLUB NOIR (fundada por Juliana Galdino e Roberto Alvim) trabalha no sentido de criar operações/procedimentos de desencobrimento de outros/novos sentidos e potências para o verbo, através de explorações imprevisíveis de modos de fala.

Esta oficina é destinada a atores e atrizes já com experiência na área teatral e vai realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de outubro (de terça à quinta), das 09h às 13h, na Casa da Cultura Dide Brandão.  Os interessados em participar da oficina gratuitamente, devem enviar um email, com currículo resumido, para o endereço festivaltonicunha@gmail.com até o dia 19/10.

foto de Viviane de Paoli

Sobre Juliana Galdino

Atriz, diretora e professora de Artes Cênicas.
Trabalhou de 1999 a 2006 com o diretor Antunes Filho, dentro do Centro de Pesquisa Teatral – CPT SESC, atuando em uma série de espetáculos (Fragmentos Troianos, Foi Carmem Miranda, O Canto de Gregório, Prét-a-Portér) e protagonizando os espetáculos Antígona e Medéia, tendo vencido o Prêmio SHELL 2002 de Melhor Atriz por este último.
Em 2006, criou a companhia CLUB NOIR, ao lado do diretor Roberto Alvim, com a qual estreou dezenas de espetáculos até o momento, entre eles: O Quarto, de Harold Pinter (vencedor do Prêmio BRAVO de Melhor Espetáculo de 2008); Comunicação a uma Academia, de Franz Kafka (pelo qual foi indicada ao Prêmio SHELL 2009 de Melhor Atriz); Leite Derramado, de Chico Buarque (pelo qual foi indicada ao Prêmio SHELL 2016 de Melhor Atriz).
Desenvolveu uma metodologia singular relacionada à técnicas vocais e corporais. Em 2011, foi convidada a ministrar um Workshop de Atuação em Bruxelas (Bélgica), para um grupo de atores europeus de diversas nacionalidades, pela Cifas – La Bellone (Maison du Spectacle).