Críticos

Este ano, o Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha terá dois convidados especiais para acompanharem a programação do Festival. Marco Vasques e Toninho do Valle atuarão de formas distintas, porém complementares. Vasques será o responsável pelas críticas escritas e Toninho será o responsável pelas rodas de conversa que acontecerão durante a programação.

O foco principal é a produção local e os diálogos estabelecidos com a produção contemporânea brasileira apresentada no Festival.

Sobre os convidados:






Marco Vasques (SC) é poeta, contista e crítico de teatro. Mestre em teatro pelo programa de pós-graduação da Udesc, com pesquisa em Flávio de Carvalho. É doutorando em teatro pelo mesmo programa. Autor dos seguintes livros: “Elegias Urbanas” (poemas, Bem-te-vi, 2005); “Flauta sem Boca” (poemas, Letras Contemporâneas, 2010); “Anatomia da Pedra & Tsunamis” (poemas, Redoma, 2014); ‘Harmonias do Inferno” (contos, Letradágua, 2010), dentre outros. É editor do Caixa de Pont[o] - jornal brasileiro de teatro e do jornal Ô Catarina!. Integra a Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT-IACT, filiada à Unesco.


Antonio José do Valle ou Toninho do Valle, como é mais conhecido, é graduado em direção teatral pela ECA -USP, onde também lecionou como professor convidado. Participou de diversos cursos de formação, entre eles Écolle Jacques Lecoq - Paris; Fancisco Zigrino - Italia; Cristiane Paoli Quito - Brasil; Bety Lopes - Brasil, Wolquer Quandt - Alemanha; Sunil Ensemble - Suiça e Interpretação e direção com o mestre do Actor's Studios Luther James. Participou de workshops com Kazuo Ono, Eugênio Barba, Gerald Thomas e outros. Dirigiu mais de 50 espetáculos onde recebeu os grandes prêmios do teatro brasileiro: Molliére, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, Troféu Mambembe, Governador do Estado, APETESP e outros. Coordenou a Escola da Seiva Trupe - Porto, Portugal, onde dirigiu a Cia Seiva Trupe abrindo o FITEI. Fez a Coordenação pedagógica do Colegio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar - Fortaleza, CE. Desde 1980 participa de grandes festivais Internacionais, Nacionais, Estaduais e Regionais como curador, jurado, debatedor, ocineiro e/ou palestrante. Em 2014 participou do festival do boi de Parintins-AM fazendo a preparação dos itens individuais do Boi Caprichoso.